quarta-feira, 5 de junho de 2013

"Minha experiência com a leitura"


Minha experiência com a leitura começou quando eu tinha aproximadamente seis anos. Comecei a ler antes de ir à pré-escola, por causa de minha avó  materna que sempre lia muito, tinha sempre um livro por perto, e também escrevia cartas para seus parentes distantes. Eu achava fantástico o fato de alguém pegar um livro cheio de letrinhas e poder lê-lo com tanto prazer como percebia em minha avó, que foi leitora assídua até sua morte aos 97 anos, fato admirável! 
Eu ficava brava! porque queria ter a mesma capacidade que ela tinha e eu não, capacidade não, eu acreditava de verdade que ela colocava algo no olho e eu queria o mesmo objeto em meu olho. Fato que eu lembro hoje e acho engraçado. Ficava sentada a seu lado e pedia que ela lesse pra mim e que me ensinasse às palavras... Foi assim, que aprendi a ler.                                                                                                                                                  Quando comecei a ler logo me interessei por escrever cartas para meus  parentes distantes, assim como minha avó, conta minha tia que recebia minhas cartinhas e se  emocionava. Depois comecei a ler gibis da Turma da Mônica, até me tornei sócia do clubinho da Mônica só para receber o jornalzinho que eles mandavam com curiosidades e informes. Com isso, tomei gosto pela leitura.
 Sinto que a leitura me permite ter algo que ninguém nunca poderá me tirar ou que nunca perderei que é o prazer pelo conhecer, pela descoberta, pelo novo. Como Marilena Chauí diz: “Ler é suspender a passagem do tempo”. E eu compartilho desse pensamento já que podemos estar em épocas e lugares que nunca estivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário