SEQUÊNCIA DIDÁTICA
CONTO PAUSA DE
MOACYR SCLIAR
Grupo MGME: Maria Isabel, Lígia, Josie,
Nilda, Adriana, Elizabeth, Alice, Marli.
Público alvo: Sétimos anos.
Duração: 3 a 5 aulas.
·
Quais são os elementos da narrativa?
·
Você conhece Moacyr Scliar? Já leu algum texto dele?
·
Reunam-se em grupos. (Os grupos devem ter quatro ou cinco
alunos e devem ser heterogêneos)
·
Leiam o texto Pausa. (Neste momento os alunos receberão um
trecho do texto, até a parte; "Samuel subiu quatro lanços (...) olharam-no
com curiosidade.“
·
Grifem as palavras desconhecidas, procurem-nas no dicionário.
·
Levantem hipóteses de desfecho para o texto.Lembrem-se, um
final inesperado enriquece a história.
·
Cada grupo deverá produzir um único final.
·
Escolha um componente do grupo para fazer a leitura do
desfecho para a sala.
·
Vocês são os juízes. Qual o melhor desfecho? Por quê? (Nesta
fase, os alunos ajudam nas intervenções e avaliações)
·
Agora vocês receberão o final original do texto Pausa. Leiam.
·
Roda de conversa. Neste momento os alunos devem comparar as
ideias que tiveram com o final original).
·
Para finalizar: O título "Pausa" está adequado ao
seu texto? E ao texto original?
·
Afinal,
o que é uma Pausa para você?
Nenhum comentário:
Postar um comentário