segunda-feira, 17 de junho de 2013

Sequência Didática- conto "PAUSA" Moacir Scliar



SEQUÊNCIA DIDÁTICA
CONTO PAUSA DE MOACYR SCLIAR

       GRUPO 3 MGME- Língua Portuguesa

       Queli Cristina,Cristiane Gregorim, Denise Araújo, Eliane Pereira, Luíza Kawakami, Márcia Andréia, Márcia Bueno,Vânia Feitosa.


             OBJETIVOS:
ž  Estimular o gosto pela leitura;
ž  Desenvolver a competência leitora, escritora e discursiva;
ž  Desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico;
ž  Estabelecer relações entre o lido/vivido ou conhecido (conhecimento de mundo) e seus aspectos linguísticos;
ž  Inferir e identificar informações explícitas e implícitas;
ž  Exercitar os conhecimentos dos elementos da narrativa; compreender as particularidades da narrativa.


 CONTEÚDOS:
ž  Elementos da narrativa; 
ž  Análise literária;
ž  Gênero conto;
ž  Vocabulário;
ž  Marcadores de tempo e lugar;
ž  Paragrafação;
ž  Pontuação.

ž  TEMPO ESTIMADO:
ž  6 a 10 aulas
ž  ANO:
ž  Sexto Ano

ž  MATERIAL NECESSÁRIO:
ž  Conto Pausa (cópias para cada aluno)
ž  Dicionário
ž  Caderno, lápis, borracha, caneta...
ž  Internet
ž  Datashow

ž  DESENVOLVIMENTO:
ž  Sondagem- oral
ž  Apresentação do vídeo A Grande Família. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=iEcvNcMOSCE
ž   Roda de conversa:
        Exploração do seriado...
        Biografia do autor Moacyr Scliar

       * Questionar o que eles esperam sobre um texto com o título “Pausa”.
       * Pedir que pesquisem a definição da palavra “Pausa” no dicionário.
       * Quais as situações que eles podem “pausar”.

       Fazer a leitura compartilhada do texto Pausa de Moacyr Scliar.
       O que foi levantado anterior à leitura foi correspondido?
       O que eles entenderam do texto?
       Discutir sobre quem conta a história? Diferenças entre autor e narrador.
       Onde aconteceu? Quanto tempo durou?
       Quem são os personagens? Tema?

      Apresentação do vídeo: PausaFá512. Disponível em http://www.youtube.com/watch?      v=diaVfMrEHkw
      Quais as semelhanças entre o texto e o vídeo?
      Quais as semelhanças do texto e do vídeo com a nossa realidade?
   
ž  EM DUPLAS:
      Refletirem e montarem uma tabela/ficha:
  1. Qual o tema do conto?
  2. Por que o autor usou o título “Pausa”?
  3. Qual o tipo de narrador? Ele participa da história?
  4. Quais são os personagens?
  5. Quais as características físicas e psicológicas dos personagens principais?
  6. Localize os marcadores de tempo e espaço?
  7. Procurar as palavras que não conhecem no dicionário.
  8. Qual o momento de maior tensão no texto? E Qual foi o seu desfecho?

ž  Produção escrita individual:
       Fazer a reescrita da história, propondo um novo final. O personagem foi para casa e o que aconteceu?

ž  PROVOCAÇÃO
ž  Música: Cotidiano do Chico Buarque. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=FB4IaqWITB8
ž  Pense na sua rotina, no seu cotidiano, você gostaria de dar uma pausa? Em quê? (escreva um comentário para ser postado, num mural, num blog, no facebook)

ž  AVALIAÇÃO
ž   Contínua e progressiva.


ž  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ž  ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP: Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade – 2012.
ž  SCLIAR, Moacyr. Pausa. In: BOSI. Alfredo (org.) Conto Brasileiro Contemporâneo. São Paulo: Cultrix, s/d. p.275-277.21.
ž  DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.


Nenhum comentário:

Postar um comentário